Modelo de IA recém-lançado promete ser concorrente forte ao ChatGPT[#item_image]
![Modelo de IA recém-lançado promete ser concorrente forte ao ChatGPT[#item_image]](https://redegraciosa.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Destaque-Mistral-AI-1024x576-zM3meF-770x470.jpeg)
A Mistral, startup francesa de inteligência artificial, lançou seu primeiro modelo multimodal, o Pixtral 12B, que integra a capacidade de processar tanto imagens quanto texto. Com 12 bilhões de parâmetros e cerca de 24 GB de tamanho, o Pixtral 12B é baseado no modelo de texto da Mistral, o Nemo 12B.
Ele pode lidar com imagens de diferentes tamanhos e formatos, incluindo URLs e imagens codificadas, permitindo a execução de tarefas como legendar imagens e contar objetos em fotos, semelhante a outros modelos multimodais como o Claude da Anthropic e o GPT-4 da OpenAI.
O modelo está disponível para download no GitHub e na plataforma “Hugging Face” sob a licença Apache 2.0, o que permite que seja baixado, ajustado e utilizado sem restrições.
Sophia Yang, chefe de relações com desenvolvedores da Mistral, anunciou que o modelo estará disponível para testes nas plataformas de chatbot e API da Mistral, Le Chat e Le Plateforme, em breve.
Leia mais:
Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: o que vale mais a pena?
Big techs firmarão acordo para combater uso da IA em fraudes eleitorais
Maioria dos brasileiros teme perder empregos para IA, revela pesquisa
Dados usados para treinar o novo modelo não foram divulgados
A Mistral não revelou quais dados de imagem foram usados no treinamento do Pixtral 12B.
Modelos de IA generativos, como os da Mistral, são frequentemente treinados em grandes volumes de dados públicos da web, que podem ser protegidos por direitos autorais.
Embora alguns fornecedores de modelos aleguem que o “uso justo” permite a extração desses dados, muitas disputas legais surgiram sobre o uso de material protegido.
O lançamento do Pixtral 12B ocorre após uma significativa rodada de financiamento de US$ 645 milhões liderada pela General Catalyst, que avaliou a Mistral em US$ 6 bilhões. Com pouco mais de um ano de operação e uma participação minoritária da Microsoft, a Mistral é considerada uma importante resposta europeia à OpenAI.
A empresa tem se concentrado em oferecer modelos “abertos” gratuitos, versões gerenciadas e serviços de consultoria para clientes corporativos.
O post Modelo de IA recém-lançado promete ser concorrente forte ao ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.