x
Empreendedorismo

Mais R$ 1 bilhão em golpes e falhas no Pix já foram devolvidos por meio de mecanismo especial do BC

Mais R$ 1 bilhão em golpes e falhas no Pix já foram devolvidos por meio de mecanismo especial do BC
  • PublishedSetembro 10, 2024

O Banco Central (BC) já devolveu mais de R$ 1 bilhão a vítimas de fraudes e golpes ou falhas operacionais por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED) desde 2021, quando o sistema foi criado. Apenas em agosto deste ano, mais de R$ 80 milhões foram devolvidos.

A aplicação, criada para proteger consumidores, está disponível no aplicativo do banco e pode ser acionada assim que o cliente perceber a fraude ou falha e permite que a autarquia informe imediatamente à instituição financeira a ocorrência.

Leia Mais

Primeira deflação em um ano reduz pressão sobre BC para subir juro, dizem analistas

Pix ultrapassará cartões de crédito no comércio eletrônico em 2025, diz estudo

Em novo recorde, BC registra 227 milhões de transações via Pix em um único dia

Segundo o BC, entre janeiro e julho de 2024, cerca de 2,5 milhões pedidos de restituição motivados por fraude foram realizados. No entanto, 68% não foram aceitos.

Ainda segundo a autarquia, o valor recuperado por meio do mecanismo alcançou R$ 284 milhões no período, representando aproximadamente 8% do total solicitado.

Segundo o chefe do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do BC, Breno Santana Lobo, ao perceber que foi vítima de um golpe, o usuário deve entrar em contato imediatamente com o banco pelos canais de atendimento disponíveis.

“É importante agir rapidamente, pois o banco pode repassar a informação ao Banco Central, que então notifica o banco onde está a conta do fraudador. Assim, os recursos podem ser bloqueados de forma ágil”, disse.

No entanto, os valores podem demorar a ser restituídos. Lobo destaca que os valores podem levar até 10 dias para serem restituídos.

“A análise que os dois bancos envolvidos na transação [o de origem e o recebedor] fazem pode ser realizada em até sete dias. Depois que essa análise é concluída, ainda tem um período de três dias para que de fato a devolução aconteça”, explica.

“Então, quando a pessoa abre uma reclamação, o tempo máximo que ela pode receber os recursos de volta é de 10 dias”.

Lobo também destacou que o BC tem investido constantemente na segurança do sistema financeiro e Pix, com a criação de novos mecanismos e regras para aprimorar a proteção dos usuários.

“O Banco Central coordena 11 grupos estratégicos de segurança do Pix, contando com a participação de especialistas. Esses esforços têm mantido os números de fraudes estáveis, apesar da percepção de que golpes estão em alta”, afirmou.

De acordo com o BC, atualmente, são registrados sete casos de fraude a cada 100 mil transações realizadas via Pix, índice considerado “razoável” em comparação com sistemas de pagamento instantâneo de outros países e até mesmo com operações de cartão de crédito.

Por fim, Lobo alertou os usuários para a necessidade de estarem atentos a golpes e fraudes. “Em qualquer situação suspeita, a recomendação é sempre entrar em contato com o banco e relatar o ocorrido o mais rápido possível”, aconselhou.

Golpe de pagamento: o que fazer ao receber uma ligação do banco

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais R$ 1 bilhão em golpes e falhas no Pix já foram devolvidos por meio de mecanismo especial do BC no site CNN Brasil.

Written By

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *